Em setembro, no final do verão, fui para Toulouse para um evento, e aproveitei para tirar uma semana de férias para conhecer a cidade e a região. Sempre ouvi muitos comentários positivos sobre Toulouse, tanto para morar quanto para passear, e realmente adorei.
Toulouse é a quarta cidade da França em termos de população, que gira em torno de 1 milhão de habitantes. Então é uma cidade com estrutura de cidade grande, com universidades, comércio, museus, eventos…A cidade fica localizada no sul da França, próxima aos Pirineus e próxima do mar Mediterrâneo.
Chegamos na cidade no sábado mas só conseguimos visitar no domingo. Como era o final de semana da Journées du Patrimoine, podemos visitar pontos turísticos gratuitamente. Começamos pela Basílica Saint-Sernin, que foi construída em homenagem a Saint Saturnin. Hoje a basílica é a maior igreja romana conservada na Europa e patrimônio mundial da Unesco.
Visitamos também o museu Saint-Raymond, museu de arqueologia, que fica ao lado da Basílica. O museu conta com uma importante coleção de bustos romanos, de personagens conhecidos.
Caminhamos em direção ao que parecia ser a praça principal e visitamos o Capitole, que abriga o Hôtel de Ville e o Théâtre du Capitole. A construção do Capitole começou em 1190 e por mais de 8 séculos foi o local do poder público municipal. O Capitole conta com uma coleção de quadros na Escalier d’Honneur, Salle Gervais, Salle Henri Martin.
Passeamos um pouco mais na cidade, e caminhamos perto da Garonne (rio que atravessa a cidade).
Toulouse é conhecida como cidade cor de rosa devido a cor do material de construção tradicional da cidade, o tijolo terracota. A ponte que atravessa a Garonne, os prédios em volta são todos nessa cor rosa alaranjado.
Como era domingo, a maioria dos restaurantes estava fechada, o que achamos bem estranho para uma cidade grande. Nosso objetivo era encontrar as famosas saucisses de Toulouse (salsichas de Toulouse), imaginávamos que íamos encontrar por toda a cidade, mas não. Não é um aperitivo, nem um jantar comum. Acredito que a salsicha seja usada mais na preparação de especialidades. Finalmente acabamos encontrando um restaurante que propunha o prato. Jantamos então na Place Saint Georges, no Café Maurice, que recomendo.
Alguns outros lugares para visitar e fazer em Toulouse
– Passeio de barco
– Jardim Japonês
– Cité de l’espace
– Convento dos Jacobinos
– Praça Roger Salengro
– Orla do Rio Garona
– Museu de História Natural
– Capitólio de Toulouse